DEVRAHA BABA


Devaha Baba.jpg

Devraha Baba

 Devraha Baba (morreu em 19 de maio de 1990), também escrito baba Deoraha  era um índio Siddha saint Yogi que viveu ao lado do Yamuna rio em Mathura . Ele era conhecido como "Yogi sem idade com uma imagem secular".  Ele era conhecido como um sadhu que pregava a harmonia entre as comunidades religiosas. 

Biografia

Pouco se sabe sobre o início da vida de Devraha Baba, além de que, na primeira metade do século 20, ele visitou Mael, uma cidade de 20 km. a sudoeste de Salempur, Uttar Pradesh . Aqui, ele começou a viver no topo de uma Machan, uma alta plataforma feita de troncos de madeira, situada a 3 km da cidade, às margens do rio Sarayu . O lugar era perto Dewar no distrito Deoria , assim, a população local começou a chamá-lo Devraha Baba ou Deoria Baba, com Baba de ser um título honorífico de santos ou velhos. Daí em diante ele passou a Vrindavan , onde mais uma vez viveu no topo de uma machan nas margens do rio Yamuna para o resto de seus anos. 
 
 
Devraha Baba era um eremita de Vrindava. Ele foi considerado um "guia espiritual para todos, de um pobre para o mais poderoso ... acima de limites estreitos de casta e da comunidade." Aldeia pessoas, bem como importante personalidades esperaram durante horas para ter um vislumbre ou darshan dele.  Ele recebeu visitas de políticos que buscam suas bênçãos no momento das eleições gerais, incluindo Indira Gandhi , Buta Singh ,  e Rajiv Gandhi .  Rajiv Gandhi e sua esposa Sonia Gandhi visitou seu ashram, na véspera das eleições de 1989.  Ele usou para abençoar os devotos com os pés. 
 
 
 
 
 
 
 

Ele morava em um 12 metros de altura (3,7 m) plataforma de madeira perto do rio e usava uma pequena pele de camurça.  A barricada de pranchas de madeira escondeu o corpo semi-nu de seus devotos, e ele saia apenas para se banhar no o rio. 


Reivindicações Longevidade

Existem várias reclamações de sua longevidade, a partir de 150 anos e acima de  mas os registros verificáveis ​​não estão disponíveis. Ele foi chamado de "Yogi sem idade com uma imagem secular".  BBC correspondente Mark Tully observado que a população local acreditava Baba morreu apenas quando queria. 
 

Associação com a demolição do Babri Masjid

O nome de Devraha Baba foi incluído pela Comissão Liberhan na lista dos acusados ​​de demolição do Babri Masjid , mesmo que ele morreu dois anos antes da demolição da estrutura.  Organizações pró-hindus como Vishwa Hindu Parishad tinha sido bem sucedido em convencer Devraha Baba para apoiar a sua causa da construção de um templo de Ram em Ayodhya , e de fato como, um esforço conjunto harmonioso entre os diferentes grupos religiosos.  Tully também observou que alguns dos devotos de Devraha Baba se aproximou dele para ganhos financeiros, bem como políticos. 
 
 


 


  • Ageless Baba
    Religião Siddha Yogi saint
    Templo Devararahi Mandir ( Teoria )
    Pessoal
    Nascimento Desconhecido
    Morte 19 maio de 1990 
    Vrindavan , Uttar Pradesh
    Lugar de descanso Vrindavan , Uttar Pradesh
    Postagem Senior
    Com base em Índia


    Sucessor Devraha Hans Baba

Nenhum comentário:

Postar um comentário